quarta-feira, 8 de maio de 2013

Paisagem da Alma

Primeiro dia      8/05/2013

No primeiro dia pudemos vivenciar  muito da cultura do Maranhão. Andamos pelo centro histórico e observamos vários monumentos tombados,  como casarões, praças e museus. No "Museu da Festa", conhecemos um pouco sobre a Festa do Divino, que é uma comemoração  em homenagem ao Espírito Santo. Também aprendemos sobre figuras como o Bumba Meu Boi e as caixeiras, que tocam os instrumentos de nome caixa na Festa do Divino.
       Mais tarde, caminhando por perto de nossa pousada, encontramos um grupo de pessoas que tocavam tambores de crioulo, junto com umas mulheres que dançavam em roda ao seu som. Como se ouvir a música não fosse o suficiente,  fomos convidados para dançar e para cantar. Apesar do calor muito quente,  para nós paulistas, foi um ótimo dia e esperamos que os próximos sejam ainda melhores.
Parte da beleza do Maranhão é ser composta por várias civilizações diferentes, surgindo assim essa cultura tão especial que ainda temos muuuito o que descobrir. 
 
O tambor de crioulo: 
O tambor de crioulo é composto pela base de madeira de mangue e couro de animal, ele é tocado a pauladas e afinado no fogo.
As coureiras:
Mulheres que dançam em roda com saias longas e floridas ao redor dos tambores de crioulo. Em parte da dança elas dão barrigadas, significando a retirada da outra do centro da roda.

Texto elaborado por: 
Luiza, Elisa, Gabriela, Lourenço, Amanda e Alice.  =D

4 comentários:

  1. Adorei este panorama do primeiro dia! Depois do café da manhã, ao abrir o meu leptop, tomando um cházinho neste friozinho paulistano, me deparo com estas lindas descrições Maranhenses!

    Curioso os azulejos protejendo do calor e umidade, o tambor de crioulo como é feito, as saias das mulheres que dançam em volta ... terei um dia de sonhos!

    Com estes nomes inspiradoes destes grupos, acho que estes 10 dias serão de grande alegria!

    Obrigada queridos, por estas belas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Paisagem da Alma, lindo! Já estou esperando com muito ansiedade pelas novas postagens! Vcs estão ótimos são blogueiros profissionais! Um beijão para tds

    ResponderExcluir
  3. Várias civilizações diferentes: que riqueza!!! Que delícia poder acompanhar a vossa viagem!

    ResponderExcluir