sábado, 11 de maio de 2013

Paisagem da Alma

Dia 4         11/05/2013

   Hoje fomos à comunidade do Maracanã. Começamos com uma trilha onde conhecemos 10 das 14 espécies de palmeiras que existem no mundo. A Comunidade tem uma renda muito forte por causa do cacau e da jussara. Eles produzem muitos doces e sucos, além de ter um "esporte" hereditário que é o de subir em palmeiras altíssimas com todo um processo e uma técnica. Eles sobem com os pés atados com uma folha de buriti.
 Uma das coisas mais importantes da Comunidade é a Festa do Boi, uma comemoração com toadas, música, danças etc.
      O senhor Valdimir , que conhecemos depois de almoçar , fabricou os bois e as burrinhas do Auto do Boi durante 25 anos. Ele  construía o interior do boizinho com madeiras imitando a carcaça de um boi de verdade.
       Depois fomos ao Barracão do Bumba Meu Boi, onde as fantasias são confeccionadas, e onde em 4 ensaios o Auto do Boi é programado. 
        Os personagens da festa são: Nego Chico, Patrão Sr. João, Pajé, 26 caboclos de  pena, 110 caboclos de fita, 60 índias, matracas e pandeirões. 
         Também conhecemos uma figura muito interessante,  o mestre da festa do Boi: Sr. Humberto de Maracanã. 
          Adoramos o dia!


Texto elaborado por Elisa, Amanda, Gabriela, Luiza e Lourenço. (Alice estava em poucas condições por causa de sua dor de cabeça.)


2 comentários: